MADEIRA PLÁSTICA E ECOLÓGICA

Conhecida também como madeira ecológica, a madeira plástica é um produto resultante da aplicação de uma moderna tecnologia industrial. O processo agrega matérias-primas recicláveis, como resíduos plásticos industriais variados. Esses reíduos são misturadas e transformadas em peças semelhantes à madeira natural e que podem substituí-la em diversas aplicações.

A produção da Madeira Plástica, além de retirar milhares de toneladas de resíduos da natureza, não há desperdício de água. Toda a água utilizada no processo é reaproveitada. Trata-se um produto 100% reciclado e reciclável, com aparência de madeira natural. A madeira plástica é composta de material completamente sustentável.

NENHUMA ÁRVORE É DERRUBADA NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA MADEIRA PLÁSTICA

A Madeira Plástica é 100% sustentável.

Além de um produto bonito, durável e com grandes benefícios na sua utilização, você está ajudando nosso meio ambiente. 

Por que utilizar Madeira Plástica?

A constante preocupação com o meio ambiente e o melhor uso dos recursos naturais faz com que se pense cada vez mais em soluções ecologicamente responsáveis. Com este propósito, cresce o uso e a aplicabilidade de madeira plástica. Produzida de resíduos plásticos descartados por empresas de reciclagem de papel, a madeira plástica não contém nenhuma das substâncias tóxicas encontradas na madeira tratada e ainda evita o desmatamento e não contamina o solo nem as águas subterrâneas. O material é 100% ecológico.

Benefícios de Madeira Plástica ao meio ambiente

Estima-se que a cada 700kg de madeira plástica utilizada, 1 árvore adulta de grande porte estará sendo preservada  aproximadamente 200 mil sacolas plásticas deixam de circular no meio ambiente. A madeira plástica tem durabilidade de muitos anos sem exigir nenhuma manutenção.

Por que utilizar Madeira Ecológica?

A Madeira Ecológica é um produto fabricado com uma tecnologia inovadora e exclusiva. O produto é planejado, desenvolvido e fabricado no Brasil em um moderno processo de fabricação. Sua exclusiva composição contém sobras de madeira e resíduos de plástico, agregando sustentabilidade à sua obra. O produto Madeira Ecológica, também conhecido como WPC, traz um novo conceito de madeira sustentável.

Benefícios da Madeira Ecológica ao meio ambiente

O produto é sinônimo de uma novidade mercadológica, uma tecnologia brasileira e um substituto sustentável da madeira extrativa. O produto é sustentável porque é proveniente de resíduos, evitando a utilização de recursos naturais. A busca pela inovação e pela colaboração com o Meio Ambiente foram os grandes motivadores do desenvolvimento do produto.

A Madeira Plástica e suas aplicações

A grande procura por materiais prontos fez com que desenvolvêssemos uma linha completa de produtos acabados, alguns deles são vendidos desmontados para facilitar e baratear o transporte, acompanham todos os acessórios necessários e um manual de instruções de fácil entendimento.

Além desses produtos citados, a Madeira Plástica pode ser utilizada para diversas aplicações, como decks, fachadas e brises, pergolados, cercas e mourões,  playgrounds, entre muitas outras aplicações. A Ecopex oferece uma grande variedade de produtos compostos de Madeira Plástica entre outros ecológicos.

Deck

Decks de Madeira Plástica para áreas de jardim e Piscina.

Fachada

Fachadas para comércios e residências.

Móveis

Móveis Ecológicos para jardim e áreas externas em geral.

Decoração

Artigos de decoração para ambientes externos.

Cercas

Cercas e mourões de Madeira Plástica para áreas rurais.

Playgrounds

Brinquedos e Playgrounds para parques infantis.

Madeira Plástica é Inovação Sustentável

A constante preocupação com o meio ambiente e o melhor uso dos recursos naturais faz com que se pense cada vez mais em soluções ecologicamente corretas. Com este propósito, cresce o uso e a aplicabilidade da Madeira Plástica. Produzida através de resíduos plásticos descartados, a madeira plástica não contém nenhuma das substâncias tóxicas encontradas na madeira tratada. Além disso, ainda evita o desmatamento e evita contaminação do solo e águas subterrâneas.

Madeira Plástica é na definição mais correta um perfil termoplástico.

No Brasil o normal é se utilizar o material de descarte como rótulos de garrafas, sacolas de supermercado, etc. No exterior utiliza-se mais matéria prima virgem ou até mesmo a mistura com madeira reutilizada, material conhecido com WPC. A Ecopex também comercializa este material, conheça a Madeira Ecológica WPC.

Utilize Madeira Plástica em seus projetos!

A produção da Madeira Plástica traz inúmeras vantagens ao meio ambiente, pois a decomposição do plástico leva aproximadamente 100 anos. Com o consumo de plástico em alta, imagine o prejuízo se não dado um destino sustentável para todo esse resíduo.

A madeira de plástico é uma excelente alternativa quando se pensa em áreas externas. É muito semelhante a madeira natural, traz benefícios ao usuário porque é de baixa manutenção e tem vida longa.

Deck de Madeira Plástica e Ecológica

Diferença entre Madeira Plástica, Madeira Ecológica WPC e Madeira Sintética de PVC

O mercado de produtos sustentáveis está crescendo cada dia mais e diversos fabricantes começar a produzir os mais diferentes tipos de produto. É comum as pessoas acharem que todos os tipos de materiais sintéticos que imite a madeira seja ecológico, ou colocá-las todas no grupo intitulado por madeira plástica.

Materiais Sintéticos e suas variações

No Brasil e no mundo existem inúmeros tipos de materiais sintéticos, porém cada um com sua característica, composição e acabamento. Em nosso Ecoblog, fizemos uma matéria também desmistificando a diferença entre materiais nacionais e importando (veja aqui). Os fabricantes de materiais sintéticos hoje são mais focados em decks, mas aos poucos a linha de produtos vem aumentando. Em nosso site MeuDeckdeMadeira, também do grupo Ecopex, destacamos bem a diferença de acabamento dos materiais. Veja abaixo alguns exemplos desses materiais e suas características para aplicação em deck.

Madeira Plástica

Material composto por 100% de plásticos reciclados dos mais diversos, proveniente de resíduos industriais ou residenciais.

O material é co-extrusado com cores, texturas e frisos, além de aditivos que protegem o material de intempéries.

Madeira Ecológica WPC

Material composto com 70% de madeira RECICLADA e 30% de plástico RECICLADO.

A madeira ecológica surge a partir da ideia de plastificar a madeira para que ela tenha mais durabilidade e resistência.

Madeira Sintética PVC

Material composto com 70% de madeira RECICLADA e 30% de PVC virgem.

O material é bastante resistente, já que o PVC utilizado em sua composição é de origem virgem, trazendo cores uniformes.